Termina capacitação promovida pelo Interlegis em Apodi (RN)

Da Redação | 15/05/2018, 20h47

Terminou na última sexta-feira (11) uma semana de atividades do Programa Interlegis na cidade de Apodi, no oeste potiguar. No encerramento, num auditório com mais de cem pessoas, entre prefeitos, vereadores e servidores de Câmaras Municipais, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) elogiou o esforço feito tanto pelas equipes que se deslocaram de Brasília para promover a capacitação, quanto dos que foram ali para aprender.

— É sinal de que todos aqueles que vieram ao encontro estão aqui para atestar os ensinamentos que receberam dos professores do Interlegis.

Garibaldi disse que o Legislativo precisa se modernizar, que o desafio da crise ética e de representatividade trouxeram descrédito para o Poder e que um dos caminhos é exatamente pela via da capacitação. Ele lembrou que o Senado, por exemplo, coloca à disposição daqueles que representam o Legislativo nos municípios e nos Estados um conjunto de ações para modernização por meio do Programa Interlegis.

Equipe e treinamentos

O consultor legislativo do Senado Gustavo Aouar Cerqueira, da área de meio ambiente, foi um dos palestrantes do encerramento. Ele alertou para a importância da gestão de recursos hídricos em tempos de escassez, as obrigações da administração pública e as normas sobre o assunto.

Representando o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que executa o Programa Interlegis, Antônio Carlos Burity, da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais, fez uma apresentação sobre o papel do ILB na modernização do Legislativo. Telma Venturelli, assistente pedagógica da Coordenação de Educação Superior, abordou outro tema de interesse das casas legislativas: a capacitação voltada para o Poder Legislativo.

Avaliação

Como os eventos realizados em Apodi alcançaram outros municípios da região, o senador Garibaldi acredita que vão aumentar os pedidos de adesão ao Programa Interlegis. Além do encontro com palestras na sexta-feira, durante toda a semana houve oficinas práticas de instalação e uso do Portal Modelo para Internet e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) na nova versão, que inclui, entre outras funcionalidades, o painel eletrônico .

O presidente da Câmara de Apodi, vereador Genivan Lacerda, agradeceu a presença do Interlegis na cidade e a capacitação dos vereadores da região. Ele disse que, durante semanas, empenhou-se na divulgação das oficinas, e dez Câmaras de Vereadores enviaram servidores: de Janduís, Tibau do Sul, Upanema, Baraúna, Mossoró, Severiano Melo, Olho D'água do Borges, Tibau e Angicos, além de Apodi.

Ao final do encontro, Garibaldi entregou os certificados aos alunos que participaram dos cursos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)