Senadores querem análise na CRA de projeto que amplia combate ao fumo

Da Redação | 09/05/2018, 13h21

Um impasse no andamento do Projeto de Lei do Senado (PLS) 769/2015, que amplia o combate ao tabagismo levou ao adiamento da votação da proposta nesta quarta-feira (9) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Entre outros pontos, a proposta do senador José Serra (PSDB-SP) veda qualquer forma de propaganda de produtos fumígenos nos locais de venda; proíbe o uso de substâncias sintéticas e naturais que possam modificar o sabor de cigarros e ainda estabelece multa para o motorista que fumar na presença de menores de 18 anos.

Após pedido de vista, a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Ivo Cassol (PP-RO) queixaram-se do fato de o projeto não passar pela análise da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Segundo eles, a medida pode trazer impactos negativos para os produtores de tabaco.

Na presidência da reunião, o senador Airton Sandoval (PMDB-SP) informou que já há requerimento solicitando o encaminhamento da proposta à CRA.

— Com certeza o presidente Eunício Oliveira dará uma prioridade e o projeto certamente passará pela comissão de agricultura – disse.

O relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recomendou a aprovação da proposta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)