Gleisi Hoffmann aplaude decisão da Segunda Turma do STF e defende Lula

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2018, 18h04

Em discurso nesta quarta-feira (25), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) aprovou a decisão do Supremo Tribunal Federal (Supremo) de afastar do juiz federal Sergio Moro o julgamento de processos do ex-presidente Lula. A Segunda Turma do Supremo considerou não haver um liame entre os processos relaciados a desvios na Petrobras — investigados no âmbito da Operação Lava Jato — e as delações de ex-executivos da Odebrecht que mencionam o Lula.

— Colocou-se como natural que o Juiz Sergio Moro julgue todos os processos que envolvam, de certa maneira, a Petrobras. Ora, e é esse esforço que ele tem feito para julgar os processos do presidente Lula, tanto no caso do apartamento na praia do Guarujá, como do sítio de Atibaia, como também do Instituto Lula. Qual é a conexão que ele faz? Ele diz que o dinheiro utilizado para beneficiá-lo nessas três ações vieram da Petrobras. E, ontem, o que o Supremo decidiu não foi acabar com a Lava Jato, parar as investigações da Lava Jato. Só foi dizer o seguinte: não há elemento de conexão que mostre que o dinheiro utilizado para a alegada ou denunciada reforma no sítio de Atibaia e na pseudocompra do terreno para o Instituto Lula, uma compra que não aconteceu, venha da Petrobras — afirmou Gleisi.

A senadora avalia que a Segunda Turma do STF “botou ordem” na situação, deslocando para a Justiça Federal de São Paulo os processos envolvendo o ex-presidente. A senadora ressalvou que a decisão não representa o fim das investigações da Lava Jato, mas estabelece que Lula foi condenado à prisão ilegalmente através de um “processo viciado”. A Gleisi Hoffmann também afirmou que o ex-presidente não deveria ter sido preso após ser condenado em segunda instância por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

— A prisão em segundo grau, em segunda instância, deveria ter sido fundamentada. Qual era o risco que Lula oferecia ao Brasil se ficasse livre até o trânsito em julgado da sua sentença, ou seja, até recorrer ao Supremo Tribunal Federal? A única solução para o presidente Lula é a sua liberdade — declarou Gleisi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)