Senado vai homenagear instituições que preservam cultura e costumes gaúchos

Da Redação | 20/04/2018, 09h49

As tradições gaúchas serão tema de sessão especial na segunda-feira (23). A partir das 10 horas, senadores homenagearão, em Plenário, os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore. A iniciativa da homenagem é da senadora Ana Amélia (PP-RS) com apoio dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Lasier Martins (PSD-RS), entre outros.

O 35 CTG é o primeiro centro de tradições gaúchas e recebeu o nome em homenagem ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. Hoje, há quase 1,7 mil centros como esse em várias cidades brasileiras. Neles, os gaúchos cultuam e divulgam o folclore, a cultura, os costumes e a gastronomia do Rio Grande do Sul.

As demais homenagens serão a outras três organizações relacionadas à valorização da cultura gaúcha: o Partenon Literário, agremiação cultural criada em 1868,  a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, uma das entidades tradicionalistas mais antigas do estado,  e a Comissão Gaúcha de Folclore, que incentiva e promove as manifestações das culturas populares tradicionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)