Aprovada nomeação do novo embaixador brasileiro na Albânia

Da Redação | 18/04/2018, 17h00

O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) a indicação do diplomata Francisco Carlos Ramalho de Carvalho Chagas para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Albânia (MSF 11/2018). A indicação contou com 42 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção.

Francisco Carlos Ramalho de Carvalho Chagas é carioca e ingressou na carreira diplomática como oficial de chancelaria, tornando-se diplomata em seguida. Atuou como chefe da Divisão de Assistência Consular do Ministério de Relações Exteriores, chefe da Divisão Econômica da América do Sul e coordenador-geral de Modernização. Foi ainda cônsul-geral adjunto em Chicago (EUA) e serviu nas embaixadas de Tóquio e Buenos Aires. Desde 2013, é ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil em Budapeste.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na quinta-feira (12), quando informou aos senadores que o comércio do Brasil a Albânia, um dos países mais pobres da Europa, é limitado, tendo chegado a US$ 45,8 milhões no ano passado. Do total, US$ 44,7 milhões são relacionados à exportação brasileira de produtos primários, como café, carne, frango e açúcar.

Chagas afirmou haver um bom potencial econômico na relação com a Albânia. O setor agrícola, por exemplo, seria uma via para o Brasil incrementar laços comerciais com o país dos Bálcãs.

A Albânia é uma república parlamentarista localizada no sudeste da Europa. A população do país é de aproximadamente 3 milhões de habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)