Revista abre espaço para edição comemorativa dos 30 anos da Constituição

Da Redação | 20/03/2018, 17h28

A Revista de Informação Legislativa (RIL), publicação do Senado voltada à divulgação de artigos inéditos predominantemente nas áreas de direito, ciência política e relações internacionais, lançará uma edição especial em comemoração aos 30 anos da Constituição federal, celebrados em 5 de outubro. Os  interessados em publicar artigo na edição comemorativa devem enviar o texto para o endereço ril@senado.leg.br até 18 de maio.

Os e-mails têm de conter a indicação explícita, no título ou no corpo do texto, de que o texto enviado se destina à edição comemorativa dos 30 anos da Constituição. Antes de enviar o material, o interessado deve ler, atentamente, as orientações da página da RIL, afirma Thiago Adjuto, um dos revisores da revista.

— Decidimos não delimitar os artigos por temas porque consideramos que, muitas vezes, as reflexões não se limitam a apenas um aspecto ou área.

De acordo com Adjuto, cada artigo é submetido à análise de dois pareceristas, escolhidos conforme o tema indicado pelo autor. Como a avaliação é feita às cegas, o especialista não tem acesso à identificação do autor. O texto somente será aprovado para publicação caso obtenha dois pareceres favoráveis.

— Se os dois pareceres iniciais forem divergentes, o artigo será avaliado por um terceiro especialista — explica Adjuto.

Para participar, os autores devem ter graduação, mestrado ou doutorado. Graduandos também podem enviar artigos, desde que em coautoria com doutores.

A revista

Com circulação trimestral ininterrupta desde 1964, a RIL é uma das publicações legislativas mais antigas do país. A Coordenação de Edições Técnicas do Senado é responsável pela edição da revista, que tem uma tiragem de mil exemplares.

Atualmente, a revista é qualificada como A2 na área de Direito, no sistema de avaliação Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). Os periódicos científicos são classificados como A1 (para aqueles que cumprem todos os requisitos), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C (peso zero).

Versão impressa

O exemplar impresso da publicação pode ser adquirido na Livraria do Senado (na Biblioteca do Senado), das 10h às 17h, ou na Gráfica do Senado, das 8h às 18h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)