Regina Sousa lamenta destruição de rios e destaca Fórum Alternativo da Água

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/03/2018, 17h23

O curto espaço de tempo para que as autoridades se pronunciem no 8º Fórum Mundial da Água foi criticado em Plenário pela senadora Regina Sousa (PT-PI). O evento acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 23, com a presença de autoridades de 36 países, para discutir "o papel dos Parlamentos e o direito à água".

Regina Sousa disse que cerca de 4 mil pessoas engajadas nessa luta, e impossibilitadas de participar do evento principal, participam de um Fórum Alternativo, o qual também ocorre em Brasília. Segundo a senadora, tratam-se de atingidos por rompimento de barragens, moradores de áreas de conflito por água, comunidades indígenas que lamentam a morte dos rios que banhavam suas terras e movimentos contra a privatização da Eletrobras.

A senadora reclamou que muitos municípios ainda são abastecidos com carros-pipa, e disse que o debate é importante. Mas declarou que o documento a ser assinado ao final do Fórum Mundial da Água é pouco relevante diante da necessidade de ações práticas em favor de quem enfrenta a sede diariamente.

— A sede não pode esperar, quem tem sede tem pressa. O Brasil voltou a ter o carro-pipa como negócio no semiárido. Isso é vexatório! Isso envergonha, isso humilha as comunidades que recebem aquela água de qualidade duvidosa, mas também humilha os governos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)