Elber Batalha defende fim de cobranças extras de aluguel em shoppings

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/03/2018, 19h25

O senador Elber Batalha (PSB-SE) defendeu nesta terça-feira (20) em Plenário a aprovação do projeto (PLS) 289/2007, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que proíbe a cobrança de mais de 12 prestações anuais em contratos de locação de imóveis urbanos.

Para o senador, se virar lei, a medida amenizará as dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios varejistas que têm lojas nos 571 shoppings centers instalados no país.

Elber Batalha lembrou que os lojistas reclamam, principalmente, da cobrança de uma espécie de décimo-terceiro aluguel, por causa do aumento das vendas no período natalino.

Além disso, os contratos em shoppings têm outras exigências, como a cobrança de aluguel em dobro nos meses de maior faturamento e a obrigatoriedade de contribuição para um fundo de promoção para datas comemorativas, acrescentou o senador.

Na opinião de Elber Batalha, a aprovação do projeto de Valdir Raupp, longe de representar qualquer intromissão nas relações particulares de contrato, objetiva equilibrar a relação entre as partes.

— A harmonização das regras entre locatários e shoppings motivará o pequeno empreendedor a continuar investindo, crescendo e gerando emprego e renda, especialmente nesse momento de crescimento com as bases ainda frágeis. a equação é lógica: não se pode asfixiar um setor com tamanha capacidade de empregar e fazer a roda da economia girar”.

O projeto de Valdir Raupp, a que se referiu Elber Batalha, está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)