Jorge Viana destaca conferência parlamentar durante o Fórum Mundial da Água

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/03/2018, 19h13

O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou em Plenário, nesta segunda-feira (19), a conferência parlamentar que será aberta na terça, em Brasília, durante o 8º Fórum Mundial da Água. O evento já conta com mais de 120 parlamentares inscritos, representando 20 países.

Jorge Viana defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/2018, de sua autoria, que estabelece a água como um direito humano.

— Há um conjunto de medidas que nós temos que adotar para que essa insensatez de tratar a água como uma mercadoria pura e simples não siga adiante no mundo. Nós temos dados das Nações Unidas, perto de 800 milhões de pessoas, no mundo, numa população de sete bilhões, que não têm acesso a água de qualidade, água potável.

Marielle Franco

Jorge Viana também lembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, dizendo que ela se transformou em um símbolo da luta pelas minorias e pelos direitos humanos.

O senador reafirmou não ser favorável à intervenção militar da forma em que está sendo feita, mas sim de uma intervenção do Estado brasileiro em seu conjunto, com atenção, por exemplo, às fronteiras, como foi previsto na Carta do Acre, assinada em outubro passado por 23 governadores e quatro ministros do governo Temer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)