Marta sugere adoção de protocolo em caso de molestamento a mulheres

Da Redação | 15/03/2018, 13h19

Em discurso nesta quinta-feira (15), a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) sugeriu que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleça, ou force as empresas aéreas a organizarem, um protocolo de procedimentos a ser cumprido em casos de molestamento às mulheres. Ela é autora de projeto (PLS 312/2017) que cria o crime de molestamento sexual.

Ela se referia ao caso específico de Vitória, passageira que sofreu assédio num voo da Avianca, de Belo Horizonte para São Paulo, no último domingo. Um homem sentou-se ao seu lado e se masturbou por cima da calça e, mesmo com as imagens feitas em seu telefone celular para provar o assédio, a tripulação não agiu, não afastou o molestador e nem o encaminhou à delegacia para lavrar um boletim de ocorrência, após o pouso do avião.

Marta mostrou-se indignada com a inação da empresa e da tripulação, que não tomou atitude coercitiva e não retirou o molestador do local. Disse ainda que, por meio da Procuradoria da Mulher no Senado, fará pressão para a Anac encaminhar a demanda. A senadora lembrou também que as usuárias de ônibus, trens e metrôs sofrem ataques semelhantes e que um futuro protocolo também deve contemplá-las.

- As mulheres estão conseguindo se projetar de alguma forma, se manifestar. Mas parece que, às vezes, a empresa, a situação, o local onde trabalham, não entendem que nós demos um basta. As mulheres não permitem mais esse tipo de abuso – afirmou Marta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)