Lídice cobra incorporação de políticas públicas nas medidas de segurança

Da Redação | 06/03/2018, 19h34

O Plano Nacional de Segurança Pública precisa incorporar políticas públicas de inclusão social, destacou a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em sessão temática para discutir Segurança Pública nesta terça-feira (6). Para a senadora, só se atacando as causas da violência será possível reduzir os índices de criminalidade. Lídice lembrou que as principais vítimas da violência são os jovens e as mulheres negros e pobres.

- Não é possível não se atacar as causas. E quais são as causas que levam a juventude pobre deste país a ser tão vulnerabilizada e se torne o exército de reserva do crime no Brasil? É sem dúvida a falta de oportunidade, o fato de nós termos uma juventude negra fora da escola e fora do emprego e sem alternativas e oportunidades – afirmou.

A senadora disse ainda se preocupar com o tipo de debate sobre a questão que ocorre no Congresso, na maioria das vezes com “emoção” ou a partir de um episódio de comoção pública. Assim, são tomadas medidas pontuais, na maioria das vezes de aumento de pena ou de alterações no Estatuto do Desarmamento.

Lídice acrescentou que já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronto para ir ao Plenário o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens (PLS 240/2016), resultado dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens, que funcionou no Senado entre 2015 e 2016 e da qual ela foi presidente.

O plano tem como metas reduzir os índices de homicídios, a letalidade policial e a vitimização policial, além de aumentar a elucidação dos crimes contra vida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)