Valdir Raupp ressalta importância da família contra a violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/02/2018, 15h00

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) acredita que a origem da violência no Rio de Janeiro e até mesmo de recente massacre ocorrido na Flórida, nos Estados Unidos, está na fragmentação e desestruturação das famílias.

Para ele, é dentro da família, que ele afirmou considerar uma instituição sagrada criada por Deus, que o indivíduo aprende valores e inicia a sua preparação para a vida.

Para o senador, se no ambiente familiar a pessoa não encontra os ensinamentos adequados, a tendência é que essa formação frágil se reflita em toda a sociedade, com o aumento da violência e de outros problemas sociais.

— A família é assim: não apenas a bússola e o farol de uma pessoa, é bússola e farol de uma sociedade. Não é apenas o cais de partida e o porto seguro do indivíduo. É cais e porto de toda uma nação. E é nesse ancoradouro que confiamos e atracamos nos momentos mais difíceis, seja como cidadão, seja como sociedade.

Intervenção e fronteiras

Valdir Raupp, defendeu que o modelo de intervenção federal adotado no Rio de Janeiro se estenda à região de fronteiras.

Segundo ele, 80% da violência no país tem origem na fronteira desguarnecida, por onde entram armas e drogas.

— Com a mesma força que o governo hoje está aplicando essa intervenção no Rio de Janeiro, eu gostaria que se estendesse para as fronteiras do Rio Grande do Sul, do Paraná, a Roraima. Que as nossas fronteiras fossem realmente protegidas, fossem fiscalizadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)