Regina Sousa pede o combate aos 'barões' do tráfico de drogas

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/02/2018, 18h33

A senadora Regina Sousa (PT-PI) condenou a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, quando, segundo ela, outros estados passam por situações piores. Ela afirmou que a medida não solucionará a violência e que é necessário que as Forças Armadas sejam espalhadas nas fronteiras, nas vias fluviais e monitorem o espaço aéreo, para impedir a entrada no país de armas e drogas.

— É preciso que a gente bote o dedo na ferida, e eu não tenho nenhum problema de dizer que votei contra. Não votei contra o povo do Rio de Janeiro. Eu votei a favor do povo brasileiro, e votei mostrando o caminho: em vez de o Exército estar lá no morro, revistando mochila de criança, bota na fronteira, para não deixar entrar a droga no Brasil — disse.

Regina lembrou que, em vinte anos, o Brasil passou da condição de 23º a de segundo maior consumidor de cocaína do mundo. E lembrou que é preciso ir atrás dos "barões" do tráfico e não apenas dos traficantes que vivem nas favelas.

— Uma pergunta: os chefes do tráfico estão presos, comandam o tráfico dos presídios – é o que dizem. Que tal uma delaçãozinha premiada desse povo? Quem sabe eles não entregam os verdadeiros "barões" do tráfico. Eles estão lá. Não existe aí o instituto da delação premiada para os presos, para os políticos? Então, vamos embora usar também. De repente, a gente acha o fio da meada do tráfico neste País — reforçou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)