Fátima Bezerra diz que intervenção desvirtua papel das Forças Armadas

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/02/2018, 16h01

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN)  afirmou que o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro foi um ato de pirotecnia do governo Temer.  Para ela, não houve planejamento para uma medida contestada por especialistas da área e até por setores das Forças Armadas.

Segundo a senadora, o Brasil inteiro enfrenta problemas na segurança pública. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o número de mortes violentas em 2017 aumentou 20% em relação a 2016. Para Fátima Bezerra, o governo federal deveria ter dialogado com os governadores de todos os estados antes de decretar a intervenção no Rio de Janeiro.

— É um decreto midiático que ameaça os direitos humanos e a vida de centenas de milhares de cidadãos e cidadãs inocentes. Uma medida de exceção que aprofunda a crise do estado democrático de direito, iniciada com o impeachment fraudulento, e desvirtua o papel das Forças Armadas treinada para proteger nossas fronteiras e para combater ameaças externas, incluindo o tráfico internacional de drogas e de armas — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)