Atibaia pode receber título de Capital Nacional do Morango

Da Redação | 20/02/2018, 13h44 - ATUALIZADO EM 20/02/2018, 18h40

Projeto de Lei de Câmara (PLC) 77/2017, que confere ao Município de Atibaia, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango foi aprovado nesta quarta-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e segue para o Plenário do Senado.

O autor, deputado Roberto Alves (PRB-SP), explica na justificativa do PLC que a produção de morango em Atibaia começou na década de 1950 e se expandiu rapidamente devido ao solo fértil e clima favorável. O município foi o primeiro a receber a certificação de Produção Integrada de Morangos (PIMo), um projeto pioneiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que oferece frutas mais saudáveis.

Atibaia também é polo na produção de mudas de morango, e recebe dois festivais: a Festa das Flores e Morango de Atibaia e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu.

O relator, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), apresentou parecer favorável à aprovação do PLC sem alterações. O parecer foi lido pelo senador Dário Berger (PMDB-SC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h57 Proibição de corte de luz às sextas-feiras: O Plenário aprovou o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 669/2019, que proíbe o corte do fornecimento de água ou de energia elétrica às sextas-feiras e vésperas de feriado. A matéria vai a sanção.
17h09 Cargos na Polícia Federal: O Plenário aprovou a Medida Provisória 918/2020, que cria funções comissionadas na Polícia Federal e transforma cargos em comissão. A matéria vai a promulgação.
Ver todas ›