Eduardo Braga busca solução para migração de empresas brasileiras para o Paraguai

Da Redação | 08/02/2018, 11h21

Preocupado com transferência de operações de empresas brasileiras para o Paraguai, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) pediu em Plenário, nesta quinta-feira (8), o apoio dos senadores para a criação de comissão externa de senadores para averiguar in loco a situação e propor soluções. Segundo ele, indústrias brasileiras têm se instalado no país vizinho devido aos impostos mais baixos e à energia barata gerada pela Usina de Itaipu.

De acordo com o senador, sete em cada dez indústrias que se instalaram no Paraguai nos últimos cinco anos são brasileiras. O número de empresas que pediram informações sobre como operar no país vizinho cresceu quase 64% em 2017, tendo sido realizadas 445 consultas contra 272 em 2016.

Braga destacou que os produtos gerados por estas indústrias têm o Brasil como principal mercado e chegam ao país sem pagar impostos de importação. Para o senador, é urgente encontrar uma solução para a fuga de investimentos e a perda de postos de trabalho no Brasil:

— As ditas zonas de maquila já geram 11 mil empregos que poderiam estar sendo gerados no Brasil. Estou pedindo a aprovação de um requerimento, com a anuência dos líderes, para verificarmos in loco o que está acontecendo. É um movimento que vai atingir nãos apenas a Zona Franca de Manaus, mas deslocar investimentos do Rio Grande do Sul. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul.

O requerimento está na pauta do Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)