Eduardo Braga diz que o Brasil dá incentivos fiscais para o Paraguai

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/02/2018, 18h18

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) manifestou nesta quarta-feira (7) a preocupação com o que chamou de “concorrência desleal” da política de incentivos fiscais do Paraguai. Segundo ele, indústrias brasileiras têm se instalado no país vizinho, devido aos impostos mais baixos e à energia barata gerada pela Usina de Itaipu.

De acordo com o senador, além dos investimentos brasileiros, empresas estrangeiras que poderiam se instalar aqui estão escolhendo o Paraguai. Braga destacou que os produtos gerados por estas indústrias têm o Brasil como principal mercado e chegam ao país sem pagar impostos de importação.

O senador acrescentou que estes itens vindos do Paraguai chegam ao Brasil passando por menos exigências do que a produção da Zona Franca de Manaus. Além disso, Eduardo Braga lamentou que o Brasil esteja perdendo postos de trabalho.

— Já são nada mais nada menos do que 11 mil empregos gerados por empresas brasileiras no Paraguai. Sem nenhuma restrição aos investimentos brasileiros no Paraguai, mas que as regras sejam as mesmas — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)