Lasier Martins critica a atuação dos Três Poderes e manifesta esperança nas eleições de 2018

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/12/2017, 15h26

O senador Lasier Martins (PSD-RS) manifestou esperança de que as eleições de 2018 levem a mudanças no quadro político e ajudem a superar as crises que o país tem enfretado. Ele salientou nesta segunda-feira (4) em Plenário a importância no voto, lembrando que a sociedade está cansada de corrupção, impunidade, atraso em obras, falta de dinheiro público, sofrimento dos carentes.

— Por estas e outras razões conhecidas, é que os eleitores brasileiros estão em grandes grupos, em conversas de toda parte, em campanhas, em alertas, preocupados, atuantes e apelando por renovação dos postos eletivos, na busca de votos calcados em valores éticos, para reerguer o Brasil que caiu tanto na degeneração, solapado pela corrupção.

Legislativo

Para ele, a situação chegou a este ponto por falta de resposta dos poderes constituídos aos anseios da sociedade. Exemplo disso é o próprio Congresso, disse o senador, para quem alguns de seus integrantes estão mais preocupados em satisfazer os seus próprios interesses, ignorando os anseios da população.

Executivo

O Executivo também tem suas falhas, disse Lasier Martins. O excesso de medidas provisórias sem levar em conta os critérios constitucionais é um exemplo disso, especialmente quando a edição dessas normas se dá em torno de acordos políticos inaceitáveis. Isso sem falar nas irregularidades que não foram de fato apuradas pelas autoridades competentes, declarou o senador.

Judiciário

Já o Judiciário, continuou Lasier Martins, vive o seu pior momento, especialmente o Supremo Tribunal Federal, que peca pela demora nos julgamentos. Além disso, disse o senador, Judiciário também não tem assegurado a imparcialidade de julgamentos, concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)