Gleisi Hoffmann registra relatório do Banco Mundial sobre situação do Brasil

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/11/2017, 17h21

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) registrou em Plenário nesta quarta-feira (22) a divulgação de relatório do Banco Mundial que, segundo ela, contém dados interessantes sobre o Brasil. Gleisi citou trecho que aponta uma desestruturação nos serviços públicos brasileiros.

De acordo com a senadora, o relatório demonstra que a redução de gastos não é a única estratégia a ser tomada para o país crescer. Seria necessário também reduzir os juros e aumentar a receita. Outro observação importante, de acordo com a senadora, é a sugestão de que sejam tributadas as rendas mais altas, o patrimônio e o capital.

Gleisi Hoffmann citou ainda análise de que a reforma da Previdência é uma forma importante de economia fiscal, mas não ataca os privilégios. Para ela, o Brasil não tem excesso de servidores públicos. Ela argumentou que o problema é uma elite do funcionalismo, incluindo os parlamentares, que recebem salários muito mais altos do que os da iniciativa privada.

— Querem mexer com o Regime Geral da Previdência Social e com os mais pobres. E querem atacar aí, sim, serviços públicos que são importantes, como é o caso do serviço público de educação. Aí ele falam dos salários dos professores, que não são as mais elevados. Mas do Judiciário, do MP, da turma da Receita, da Polícia Federal, dos parlamentares, ninguém fala. É como se tudo isso estivesse 'ok' — afirmou, criticando as propostas do governo federal para cortar custos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)