Senado lança novo Portal do Orçamento

Da Redação | 07/11/2017, 18h57

O novo portal do Orçamento Federal do Senado traz design e conteúdos reestruturados: agora os internautas acessam com mais facilidade informações relativas aos gastos públicos, à legislação orçamentária, a estudos orçamentários e à página Siga Brasil. O novo portal entrou no ar na segunda-feira (6).

O diretor-executivo de Gestão e presidente do Comitê Gestor de Internet do Senado, Márcio Tancredi, destaca que a reformulação da página buscou privilegiar o olhar do usuário, para que a informação chegue a toda a população.

— Todo o vocabulário foi adaptado para que o cidadão pudesse entender e buscou aproximar a dinâmica do orçamento da própria realidade do cidadão. O site ficou mais acessível e transparente para todos, chegando muito perto de uma colaboração grande para a democracia brasileira — disse Tancredi.

Flávio Diogo Luz, da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle, acrescenta que a mudança também dá mais destaque a informações com valor agregado, como os estudos orçamentários desenvolvidos pela equipe de especialistas.

— Nosso intuito foi aproximar o portal das demandas da sociedade. Demos maior ênfase ao que é mais buscado pelos cidadãos. Simplificamos e deixamos a navegação mais agradável — afirmou Flávio.

Segundo Flávio, outra novidade que pode ser vista no portal, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), é a simplificação do acesso ao Siga Brasil, sistema de informações sobre o orçamento público federal, que permite acesso amplo e facilitado aos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e a outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos.

— Houve uma melhoria de acesso ao Siga Brasil. Também estamos dando destaque ao Siga Painéis, que facilitou o acesso ao Painel Cidadão e ao Painel Emendas — disse.

À frente do desenvolvimento do portal, Adriano Guimarães Cruvinel, chefe do Serviço de Soluções para Portais, ressalta que a navegação no portal ficou ainda mais intuitiva.

— A parte de estudos orçamentários, por exemplo, está mais fácil de abrir no novo portal. Houve uma boa reestruturação — salientou Adriano.

Design

Responsável pelo desenvolvimento do layout do site, o chefe do Serviço de Arquitetura da Informação e Design, Cássio Silva, aponta que a identidade visual da página foi realinhada à do portal do Senado.

— Todo o conteúdo foi realinhado com um enfoque maior ao Siga Brasil — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)