Petrobras prejudica economia do Rio Grande do Norte e do Nordeste, protesta Fátima Bezerra

Da Redação | 01/11/2017, 13h31

Em discurso nesta quarta-feira (1º) no Plenário, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou fortemente a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de rebaixar a refinaria Clara Camarão, que fica em Guamaré (RN), para a condição de "ativo industrial".

Como explicou a senadora, a decisão significa o aprofundamento das estratégias de desinvestimento que a empresa já vem adotando em relação ao Rio Grande do Norte e à região Nordeste como um todo.

Fátima ressaltou que a decisão foi tomada sob grandes divergências no âmbito do Conselho, além de não ter sido realizada qualquer consulta aos setores econômicos, políticos e sociais do Rio Grande do Norte.

— Apesar de ter aumentado a produção recentemente de maneira significativa, Clara Camarão deixa de ser considerada uma refinaria. Fica totalmente excluída dos planos estratégicos de refino — protestou a senadora.

Ela ainda acrescenta que a revitalização do setor de petróleo no Estado fica "muito prejudicada" a partir do rebaixamento de estatuto da unidade industrial Clara Camarão. Por isso ela cobra a vinda do presidente da Petrobras, Pedro Parente, para audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), como foi aprovado pelo colegiado, para que ele possa esclarecer o posicionamento da empresa aos setores produtivos e políticos potiguares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)