Senado mantém stand sobre Rui Barbosa, na exposição 'Colecionar 2017'

Da Redação | 27/10/2017, 14h27

O Senado Federal participa da exposição Colecionar 2017, que acontece de 24 a 29 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A primeira edição do evento na cidade traz diversas classes de colecionismo, como selos, moedas, carros, orquídeas e artesanato. O stand do Senado apresenta a coleção sobre Rui Barbosa no acervo de publicações da Casa.

São expostos documentos da coleção de Luiz Viana Filho – que ocupou cargos de governador, deputado e senador da Bahia –, adquirida pelo Senado em 1997 e composta de 11 mil volumes com obras de cunho político e sobre questões de estabelecimento das fronteiras brasileiras. Luiz Viana Filho admirava Rui Barbosa e colecionava documentos, periódicos e demais publicações sobre o diplomata e político. O promotor público Vicente Machado – que foi governador, deputado e senador do Paraná – também colecionava artigos e livros sobre o abolicionista. Seu acervo, incluindo essa coleção, foi adquirido pelo Senado e reúne 169 títulos dos séculos XIX e XX, com quase nove mil fascículos.

Segundo Mônica Rizzo, coordenadora da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o stand apresenta temas referentes à carreira de Rui Barbosa com fotos, imagens de documentos, notícias e charges da época. As peças expostas com textos e fotos foram tratadas pela Coordenação de Publicidade e Marketing (Comap) da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado e reproduzem exemplares do acervo da Biblioteca. Por QR Code, o visitante poderá acessar o arquivo digital do catálogo das coleções.

— Tentamos chamar atenção para alguns momentos da longa carreira de Rui Barbosa. A seleção deixou muita coisa de fora por conta do espaço limitado e do amplo tema, mas conseguimos expor aspectos relevantes, como a participação dele na luta pela abolição, na elaboração da Constituição de 1891 e sua atuação na diplomacia — enumerou Mônica a respeito das 18 imagens com explicações sobre Rui Barbosa.

Aguirre Estorílio, da Secretaria de Relações Públicas (SRP), conta que servidores efetivos e comissionados da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (Sgidoc) e da SRP participam de um treinamento para atender o público visitante na Exposição Colecionar 2017. Ele explica que os servidores são responsáveis por dar informações sobre o conteúdo exposto no stand do Senado e sobre os serviços disponíveis na Casa para o público, como a visita guiada, o Museu Itamar Franco, o portal e-Cidadania e o acesso aos arquivos da biblioteca.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)