Aniversário de 500 anos da Reforma Protestante será lembrado em Sessão Especial

Da Redação | 26/10/2017, 15h50

O Senado Federal celebrará os 500 anos da Reforma Protestante em sessão especial nesta segunda-feira (30) às 11h. O aniversário da reforma é comemorado no dia 31 de outubro. O pedido de realização da sessão foi dos senadores José Medeiros (Pode-MT) e Paulo Bauer (PSDB-SC), além de outros 11 senadores assinantes.

Foram convidados para a sessão membros da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB),incluindo o pastor Marcelo Morais e Dalzir Rodrigues, chefe de gabinete do Supremo Concílio da IPB.

Reforma

A Reforma Protestante se iniciou em 1517 quando o monge Martinho Lutero expôs suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Lutero propunha um debate religioso listando pontos de discordância com a doutrina católica.

O movimento protestante ganhou grandes proporções se espalhando pela Europa e, mais tarde, chegando a todos os continentes. Em resposta, a Igreja Católica Romana promoveu em 1653 a Contrarreforma ou Reforma Católica, com o objetivo de unificar a fé religiosa.

A Reforma Protestante permitiu o surgimento de novos ramos do Cristianismo que se manifestaram nas religiões Luterana, na Alemanha; Anglicana, na Inglaterra; e Calvinista, na França e Suíça.  Mais tarde surge também a Igreja Metodista, no Reino Unido, e religiões Pentecostais e Neopentecostais, que se popularizaram nos Estados Unidos e no Brasil.

Segundo os senadores que assinaram o requerimento da sessão especial, a atitude de Lutero deu início a um “movimento que transformou, desde então, a forma de pensar de grande parcela da sociedade”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)