Hélio José quer Previdência 'inclusiva'

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/10/2017, 18h29

O senador Hélio José (Pros-DF) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (24), que a Previdência Social não é deficitária, como defende o governo federal.

O senador, que é relator da CPI da Previdência, afirmou que foram realizadas 31 sessões de debates e audiências públicas que possibilitaram uma avaliação aprofundada da contabilidade previdenciária. Segundo ele, é possível verificar que o mais grave problema da Previdência Social decorre da vulnerabilidade e da fragilidade das fontes de custeio do sistema de seguridade social.

— Não é admissível qualquer discussão sobre a ocorrência de eventual deficit ou a necessidade suplementar de financiamento sem a prévia correção das distorções afetas ao sistema — disse.

 

Outra conclusão da CPI, de acordo com ele, é que milhões de pessoas não estão protegidas pelo sistema previdenciário.

— Aumentar a produção social é um desafio e deve ser encarado como prioridade por qualquer governo. São milhões os brasileiros desprotegidos que necessitam de um plano de inclusão previdenciário absolutamente sério e que não tenha como única premissa básica contribuições individuais, mas solidárias e seletivas — explicou.

O relatório final da CPI da Previdência deve ser votado até o dia 6 de novembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)