Piauí tem chance histórica de minorar efeitos negativos da seca, afirma Elmano Férrer

Da Redação | 19/10/2017, 15h01

No Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, o senador Elmano Ferrer (PMDB-PI) fez do Plenário do Senado um relato dos esforços que empreende junto ao governo federal buscando incrementar a infraestrutura econômica e social no Estado.

Elmano comemorou o início dos estudos de viabilidade econômica e ambiental por parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para a construção da Adutora do Sertão.

o senador lembrou ter destinado parte das emendas orçamentárias a que tem direito para a realização do trabalho, acrescentando que a Adutora do Sertão, caso se viabilize, poderá acabar com o sofrimento de 600 mil piauienses que padecem da seca no semiárido.

— Essa adutora, caso vire realidade, transportará água de altíssima qualidade dos aquíferos subterrâneos do Vale do Gurgueia para mais de 50 cidades, beneficiando mais de 600 mil pessoas. Parte desta população vai se livrar de fazer longas caminhadas atrás de água, muitas vezes inservíveis ao consumo humano — disse o senador.

Elmano ainda cobrou mais investimentos do governo federal no Piauí, avaliando que o Estado e o povo piauienses sofrem com o que chamou de "esquecimento histórico" no que tange à infraestrutura por parte da União. Para ele, esta política de marginalização tem se mantido, não só em relação ao Piauí como para toda a região Nordeste, fazendo com que se aumente a dívida histórica da União para com estas populações, finalizou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)