Fátima Bezerra relata canonização de mártires potiguares e preocupação do Papa com a Amazônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/10/2017, 17h57

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) esteve no Vaticano, em missão oficial do Senado, para participar, em 15 de outubro, do ato de canonização de 30 mártires potiguares massacrados por holandeses em 1645, sendo 25 homens e cinco mulheres.

Segundo ela, esses 30 foram os únicos identificados, de um total de 150 mortos em decorrência da intolerância religiosa dos holandeses, que queriam convertê-los ao protestantismo.

Na opinião da senadora, o comportamento das vítimas é um exemplo da fé católica e inspira todos na luta por um mundo mais justo e igual.

Ela acrescentou que os massacres ocorreram nas regiões de São Gonçalo do Amarante e de Canguaretama, que podem, inclusive, se beneficiar com o turismo religioso, acrescentou a senadora.

Fátima Bezerra afirmou, ainda, que, na ocasião, o Papa Francisco manifestou preocupação com a Amazônia. Por isso, ele quer discutir o assunto com outros integrantes da igreja Católica do Brasil e da América Latina.

— Já tem data, inclusive, prevista. O encontro será em outubro de 2019, lá no Vaticano. Essa iniciativa do Papa Francisco vem na direção de alertar o mundo, cada vez mais, sobre a crise que enfrentamos na questão do meio ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)