Jorge Viana comemora recusa de exploração de ouro no Acre

Da Redação | 11/10/2017, 15h05

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou a decisão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de recusar pedidos da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel-MT) de concessão de uma área de 42 mil hectares para exploração de ouro na região do Vale do Juruá (AC).

Os pedidos de exploração foram feitos no ano passado e causaram a suspensão da atividade das olarias e areais de Cruzeiro do Sul e região. Em junho, a bancada federal acriana reuniu-se com representantes do DNPM e com o ministro de Minas e Energia para solicitar o indeferimento dos requerimentos. O senador registrou que não há indícios da existência de ouro no solo do estado:

- A partir de uma ação de uma empresária, da imprensa, de toda a sociedade do Cruzeiro do Sul, do Acre, dos parlamentares, nós conseguimos vencer essa dificuldade – relatou.

Fórum Mundial de Águas

O senador registrou sua participação na organização da oitava edição do Fórum Mundial de Águas que será realizado em 2018 em Brasília. Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)