Humberto Costa acusa ministro da Saúde de tentar tirar fábrica da Hemobrás de Pernambuco

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/09/2017, 17h46

O senador Humberto Costa (PT-PE) acusou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, de mentir à bancada pernambucana de deputados e senadores. Ele se referiu à instalação na cidade de Maringá (PR), de uma unidade de produção do medicamento Fator 8 Recombinante, usado no tratamento de hemofilia.

Segundo Humberto Costa, a construção da fábrica, em parceria com a iniciativa privada, foi divulgada no Diário Oficial do Paraná, e inviabilizará a produção na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), localizada no município de Goiana, em Pernambuco.

O senador afirmou que se reunirá com o presidente da República, Michel Temer para solicitar providências.

— Hoje à tarde, não sem antes tomar alguns comprimidos de Engov, vou participar de uma reunião com o Presidente da República para tratar desse tema. Só Pernambuco me faria encontrar com essa figura abominável. Mas lá irei e direi, com todas as letras, que o que o governo Temer está fazendo com Pernambuco é uma molecagem (...). É uma enorme desfaçatez — afirmou o senador, acusando o ministro da Saúde de tentar tirar de Pernambuco a fábrica da Hemobrás.

Humberto Costa também lamentou que diversos ministros tenham avalizado o anúncio anterior de Ricardo Barros, de que a fábrica paranaense não sairia do papel, permitindo a continuidade da produção de Pernambuco.

— Apesar de assustador, pela falta de vergonha na cara do ministro, não se pode deixar de dizer que esse novo ataque é coerente com o governo de onde parte. É falso como ele. É descarado como ele. É mentiroso como ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)