CPI convoca ministro Ricardo Barros e curador da Queermuseu para oitivas

Sergio Vieira | 27/09/2017, 13h40

"Decepcionado". Com esta palavra o presidente da CPI dos Maus-Tratos, senador Magno Malta (PR-ES), expressou seu sentimento pelo fato do ministro da Saúde, Ricardo Barros, não haver comparecido como previsto à audiência desta quarta-feira (27), assim como também não enviou nenhuma explicação relacionada a esta ausência. Diante do quadro, Malta tomou a iniciativa de apresentar um requerimento de convocação do ministro, que acabou sendo aprovado.

— O próprio ministro sugeriu a data e horário de hoje, mas não veio e não deu satisfações. Por isso agora nós estamos convocando o ministro, que é um deputado, conhece o Parlamento, mas quando vira ministro acha que virou um semi-deus — afirmou o senador.

Queermuseu

A CPI também aprovou um requerimento de convocação ao curador da exposição Queermuseu, Gaudêncio Fidélis.

A Queermuseu estava exposta em Porto Alegre, porém acabou sendo fechada pelo patrocinador no dia 10 de setembro após protestos de grupos sociais que se sentiram ofendidos com o conteúdo da mostra, visto por eles como contrário a valores cristãos e da família.

O depoimento de Fidélis estava previsto para amanhã (28), porém ele enviou um comunicado à CPI alegando a impossibilidade de comparecer devido a compromissos profissionais.

O comunicado veio acompanhado da agenda do artista e sua afirmação de que espera colaborar com os trabalhos "num futuro próximo". Malta afirmou não ter ficado surpreendido com o não atendimento de Fidélis, criticou a Queermuseu e aprovou então um requerimento de convocação, cuja nova data para o depoimento ainda será definida.

— Uma exposição imoral, libidinosa, criminosa, patrocinada pelo banco Santander com renúncia fiscal. Não tô aqui pra receber a lista da sua agenda pra falar sobre crianças sendo estupradas, bestialidades, sexo com animais ou de Cristo com vibradores — criticou o presidente da CPI.

O senador ainda lamentou que a Lei Rouanet possa, no seu entender, retirar recursos de áreas como o saneamento básico e educação para a "exposição de artimanha e sacanagens". Caso Fidélis também não compareça mesmo sendo convocado, a CPI poderá solicitar à Polícia Federal seu traslado coercitivo. Malta finalizou comunicando que a agenda da CPI, devido à relevância da temática, não pode se submeter à agenda do artista.

Aposentado

Também foi aprovada na reunião de hoje a convocação do aposentado Juarez Gomes Flores, de 62 anos. Ele foi preso preventivamente no sábado (23) em Porto Alegre após imagens das câmaras de segurança de um supermercado comprovarem seu abuso contra uma criança de 5 anos de idade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)