Ponte ao lado do estádio do Grêmio pode se chamar Lupicínio Rodrigues; homenagem vai a Plenário

Da Redação | 29/08/2017, 14h59

A ponte sobre o rio Gravataí na rodovia BR-448, em Porto Alegre (RS), deverá se chamar Lupicínio Rodrigues. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 43/2017, aprovado na Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (29). O projeto segue para análise no Plenário.

A ponte fica a poucos metros do novo estádio do Grêmio, clube de futebol cujo hino foi composto pelo gaúcho Lupicínio. Do deputado João Derly (Rede-RS), a homenagem exalta a história de vida e o legado de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), a quem Derly denomina como “um dos compositores mais originais da música brasileira”.

A discussão propiciou um momento de bom humor, quando a senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora na CE, entoou os primeiros versos de um grande sucesso do compositor: "Se acaso você chegasse". Antonio Anastasia (PSDB-MG) brincou com a colega:

— Não poderia deixar de registrar meus parabéns à relatora, não só pelo relatório, mas especialmente por ter aberto a voz, tão maviosa e tão querida!

História em quadrinhos

A CE aprovou ainda o PLC 3/2017, do deputado Roberto Alves (PRB-SP), que confere a Santa Isabel (SP) o título de Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos. A cidade paulista é terra natal de Maurício de Sousa, criador dos personagens da Turma da Mônica. O parecer favorável foi do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Foi aprovado ainda o projeto do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) que estabelece 26 de junho como dia de reconhecimento do município de Santa Teresa (ES) como precursor da imigração italiana no Brasil (PLC 51/2016). O relatório pela aprovação foi de Magno Malta (PR-ES) e o projeto segue para o Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)