CPI do BNDES ouve procurador e secretário do TCU na quarta

Da Redação | 21/08/2017, 19h32

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais fará sua primeira audiência pública interativa na quarta-feira (23), a partir das 15h.

Foram convidados pela CPI o secretário de controle externo da administração indireta do Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Borges Teixeira, e o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Paulo Bugarin.

Presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a CPI do BNDES tem como vice-presidente o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e como relator o senador Roberto Rocha (PSB-MA). Autor do requerimento que pediu a realização da audiência pública, Rocha aponta inúmeras denúncias de corrupção que atingiram  financiamentos do BNDES nos últimos anos para empresas doadoras de campanhas eleitorais.

O relator afirma que a CPI está averiguando “irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial a linha de financiamento específica à internacionalização de empresas, a partir do ano de 1997”. Uma auditoria do TCU estimou em R$ 711 milhões o prejuízo com a parceria internacional do BNDES com o grupo JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Qualquer pessoa pode interagir com a audiência pública com perguntas, críticas ou sugestões por meio do programa e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 61 22 11).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)