80 anos da UNE serão celebrados em sessão do Congresso
Da Redação | 07/08/2017, 14h14
Sessão solene do Congresso Nacional marcada para quinta-feira (10) vai comemorar os 80 anos de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE). A homenagem à entidade atende a requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
Os dois destacam o legado da entidade que representa seis milhões de estudantes de todos os estados e do Distrito Federal. Segundo Vanessa e Orlando, a história da UNE confunde-se com a do Brasil contemporâneo. Eles listam no requerimento uma série de episódios que contaram com a participação dos estudantes.
“Da campanha ´O Petróleo é Nosso` na década de 1940, do enfrentamento ao nazi-fascismo e durante a resistência à última ditadura civil-militar, passando pelas `Diretas Já`, pelo movimento dos ´caras pintadas` contra o governo Collor, a luta contra os governos neoliberais nos anos 1990 e pelas jornadas de junho de 2013 por um país melhor, a UNE fez parte dos principais movimentos populares da história recente brasileira”.
O Arquivo S publicado na edição desta segunda-feira (7) do Jornal do Senado destrincha essa história. O material dos registros históricos também foi publicado no portal Senado Notícias.
A sessão está marcada para começar às 9h no Plenário do Senado Federal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: