Plano para avaliar pesquisa agropecuária será analisado na CRA

Da Redação | 10/07/2017, 11h47 - ATUALIZADO EM 10/07/2017, 13h52

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) reúne-se na quarta-feira (12), a partir das 14h. Na primeira parte da reunião, os senadores votarão o plano de trabalho para avaliação e acompanhamento da política de pesquisa agropecuária no Brasil. Pelo Regimento Interno do Senado, as comissões permanentes devem escolher uma política pública para avaliar anualmente.

O plano de trabalho apresentado pela relatora Ana Amélia (PP-RS) prevê a realização de cinco audiências públicas para debater o tema. Serão convidados para os encontros representantes dos seguintes órgãos: ministérios da Agricultura, da Educação e de Ciência e Tecnologia; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de Campinas (Unicamp), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e organizações de trabalhadores e de cooperativas, entre outros.

Também deverão ser requisitadas informações ao Ministério da Agricultura, à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Educação. A relatora afirma que a apresentação e a votação do relatório final devem ocorrer em novembro.

Na segunda parte da reunião da quarta (12), os senadores votam nove requerimentos, todos relativos à realização das audiências públicas e a pedidos de informações previstas no plano de trabalho.

O presidente da CRA é o senador Ivo Cassol (PP-RO) e o vice-presidente é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
11h59 Monitoria no ensino médio : A Comissão de Educação aprovou projeto de lei do Senado (PLS 170/2018) que determina que a regulação de monitoria no ensino médio deve ser feita por normas dos sistemas de ensino. O texto seguiu para o Plenário.
11h52 Programa Senado Educador: A Comissão de Educação aprovou projeto de lei do Senado (PRS 21/2019) que cria o Programa Senado Educador, destinado a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A matéria vai à Comissão Diretora.
11h16 Professor da educação básica : A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou projeto de lei da Câmara (PLC 88/2018) que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. A matéria seguiu para a CCJ.
Ver todas ›