Vanessa Grazziotin critica cancelamento de precatórios não sacados pelos credores

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/07/2017, 16h29

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou projeto que cancela todos os precatórios federais que não tenham sido sacados pelo credor e estejam depositados há mais de dois anos. A proposta está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Vanessa Grazziotin disse que, com a medida,  o governo busca esta saída para injetar até R$ 8,5 bilhões nos cofres da União e cobrir o deficit no orçamento, que deve ultrapassar a meta estipulada pelo Executivo. Ela acrescentou que o teto de gastos aprovado na forma de emenda à Constituição trava os gastos nas áreas sociais, mas não impõe limite para os pagamentos da dívida pública.

Para a senadora, se o Congresso aprovar o projeto dos precatórios, será uma nova “pedalada”, mas desta vez com anuência do Parlamento. Vanessa criticou ainda as ações tomadas pelo governo com o suposto objetivo de tirar o país da crise.

- É por isso que a gente vê a pressa do governo federal em aprovar a reforma trabalhista e a reforma previdenciária. Este é o pior caminho que o governo poderia escolher para tirar o Brasil da crise, por uma série de razões: primeiro, porque só vai alimentar a crise econômica - porque nem estou falando da crise política - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)