Pimentel diz que Lava Jato tem objetivo de tirar Lula da disputa eleitoral

Da Redação | 04/07/2017, 20h52

Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador José Pimentel (PT-CE) disse que os responsáveis pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, estão envolvidos em um “esforço absurdo” e “gastam o tempo e o dinheiro do contribuinte” em uma “cruzada implacável e sem provas” contra o ex-presidente Lula, para retirá-lo da corrida eleitoral de 2018.

– Esta acusação fantasiosa ataca frontalmente o Estado democrático de direito criando uma situação absurda para pura e simplesmente buscar a culpa onde ela não existe – afirmou o senador ao se referir ao processo contra o ex-presidente sobre a propriedade do apartamento tríplex no Guarujá, que de acordo com o Ministério Público teria sido repassado a Lula em razão de três contratos da empreiteira OAS com a Petrobras.

Pimentel destacou que os juízes e promotores do processo deveriam ter sido sorteados para evitar perseguição pessoal. Ele também afirmou que o juiz Sérgio Moro deveria ser impedido de julgar esse caso, pois os fatos não ocorreram em Curitiba. Na opinião do parlamentar, o juiz partiu de uma tese pré-concebida de que a investigação, para ser bem sucedida, deveria chegar “ao político mais famoso do país”.

– Nenhum fato narrado na denúncia do Ministério Público aconteceu no Paraná. A relação com contratos da Petrobras foi artificialmente inserida para que o caso fosse julgado pela 13ª. Vara de Curitiba.  Querem tirar o Lula dessa disputa porque foi ele que levou o país a um novo patamar, tornando o Brasil um protagonista no cenário mundial – completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)