Ministro deve esclarecer possível aumento da conta de luz em 2018

Da Redação | 16/05/2017, 17h43

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, deve vir ao Senado falar sobre um possível aumento da conta de luz em 2018 e o abastecimento de eletricidade para a região amazônica. Audiência pública para discutir esses assuntos está marcada para a próxima terça-feira (23), na Comissão de Infraestrutura do Senado (CI).

Fernando Coelho Filho deve falar sobre os estudos em andamento no governo federal para mudar a forma de venda da energia produzida por hidrelétricas antigas.

O cancelamento dos contratos assinados em 2013 permitiria a venda de eletricidade a preços mais altos no mercado. A arrecadação extra buscaria reduzir os repasses do governo e as dívidas do setor elétrico. No entanto, o presidente da CI e autor do pedido para a audiência, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que também comandou a pasta no segundo governo da então presidente Dilma Rousseff, teme que a medida aumente a conta de luz em 2018.

— É um tema que está preocupando e muito a população brasileira porque terá impacto na tarifa de energia elétrica no ano que vem — afirmou o senador.

Amazônia

O ministro de Minas e Energia deve explicar aos senadores as medidas adotadas para facilitar os investimentos em distribuição de energia para estados da região amazônica, como Rondônia, Pará, Roraima e Amazonas.

Recentemente, o governo editou um decreto que vai permitir a ligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O estado sofre com frequentes apagões porque parte da eletricidade consumida é importada da Venezuela. O investimento deve ser financiado com recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um encargo do setor elétrico que é pago por todas as empresas concessionárias de distribuição e transmissão de energia elétrica.

Também foi aprovado na reunião de hoje um requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que inclui entre os convidados para a audiência do dia 23 Edvaldo Santana, presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) e Carlos Faria, presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace).

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)