Comissão de Transparência sabatina indicado para diretoria da IFI

Da Redação | 15/05/2017, 19h23 - ATUALIZADO EM 15/05/2017, 19h31

Está prevista para esta quinta-feira (18) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor a sabatina do economista Rodrigo Octávio Orair, indicado para ocupar o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI). Essa é a última indicação para a diretoria da IFI, que conta com três diretores em sua composição.

Rodrigo Octávio é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. O indicado é ainda especialista em macroeconomia e política fiscal e autor de diversos estudos sobre finanças públicas nos níveis central e subnacional. É servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2009.

O relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), favorável à indicação, foi apresentado no último dia 3, quando foi concedida vista coletiva do documento.

Cenários

A IFI foi criada em novembro de 2016 e é um órgão do Senado Federal com a finalidade de divulgar as estimativas para cenários fiscais e orçamentários, além de analisar e mensurar eventos e variáveis fiscais do país.

A instituição é dirigida por um conselho diretor, composto de três membros. O diretor-executivo, Felipe Salto, foi indicado pelo então presidente do Senado, Renan Calheiros; Gabriel Leal de Barros, também já aprovado pelo Plenário, foi indicado pela Comissão de Assuntos Econômicos. E, agora, Rodrigo Octávio, indicado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, que será ainda sabatinado pela comissão e terá sua indicação submetida ao Plenário.

A sabatina será realizada na sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)