Dê sua opinião: projeto estende direito a cão de assistência a pessoas com qualquer deficiência

Da Redação | 28/04/2017, 15h44

A Lei 11.126/2005 garante às pessoas com deficiência visual o direito de se fazer acompanhar do cão-guia em veículos e estabelecimentos de uso coletivo.

O projeto de Lei do Senado (PLS) 411/2015 estende esse direito a pessoas com outros tipos de deficiência a fim de assegurar-lhes os benefícios proporcionados por cães treinados para facilitar a mobilidade, dando-lhes mais autonomia e segurança.

Os cães de assistência - nomenclatura que a matéria propõe - são cães ouvintes, que alertam pessoas com deficiência auditiva sobre sinais sonoros; cães de alerta, cujos sentidos aguçados percebem quando alguém pode ter uma crise diabética, alérgica ou epilética; cães para autistas, que ajudam a confortar o usuário durante eventuais crises; e cães para cadeirantes, que abrem e fecham portas, pegam objetos pouco acessíveis ou caídos no chão e apertam botões de elevadores.

De acordo com o texto, serão objeto de regulamento os requisitos mínimos para identificação do cão de assistência, a forma de comprovação de treinamento do usuário, o valor da multa e o tempo de interdição impostos à empresa de transporte ou ao estabelecimento público ou privado responsável pela discriminação ou impedimento da entrada do cão.

Qual a sua opinião sobre o projeto? Vote:  http://bit.ly/pls411-2015

Todas as propostas que tramitam no Senado estão abertas a consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www12.senado.leg.br/ecidadania.
Comente na página do Senado no Facebook.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pessoas com Deficiência Segurança