Lídice da Mata registra aprovação na CAE de projeto que beneficia a Caatinga

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2017, 17h29

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou a aprovação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) de projeto de sua autoria (PLS 578/2015) que determina a inclusão de projetos de proteção da Caatinga entre as prioridades de aplicação de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente. Ela afirmou que é "imperativo pra o Brasil" defender a caatinga.

Lídice destacou a recente utilização de plantas da caatinga para a produção de remédios contra doenças, como dengue, zika e chikungunya. A senadora citou pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional do Semiárido, na qual foram desenvolvidos biopesticidas a partir de duas plantas nativas da caatinga, a umburana e a cutia. A senadora enfatizou ainda a importância do bioma para o país.

- A caatinga ocupa área de mais de 844 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11 por cento do território nacional. São cerca de 27 milhões de pessoas vivendo na região, sendo que a maioria depende dos recursos da caatinga para sobreviver - frisou a senadora.

PSB contra as reformas

A senadora Lídice da Mata comemorou a decisão da executiva nacional do seu partido de se colocar contra as reformas previdenciária e trabalhista. Segundo ela, a militância foi consultada por meios de comunicados internos e os diretórios regionais se manifestaram claramente contra as mudanças propostas pelo governo Temer.

De acordo com a senadora, o povo brasileiro compreende claramente que está sendo prejudicado, especialmente o trabalhador mais simples. Lídice da Mata afirmou que um partido que tem a palavra “socialista” no nome não pode se colocar contra os direitos hoje ameaçados nas duas reformas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)