José Medeiros: falta de regularização fundiária estimula violência no campo

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/04/2017, 17h44

Depois de pedir que o governo atue no sentido de elucidar o massacre de nove trabalhadores rurais em Colniza, no norte de Mato Grosso, o senador José Medeiros (PSD) disse que é preciso cautela quanto à responsabilização de pessoas pelos assassinatos.

Segundo ele, existe a possibilidade de integrantes de uma quadrilha especializada em grilar terras terem matado esses trabalhadores que ocupavam a área, para depois vendê-la, e não pessoas contratadas por fazendeiros, como foi noticiado num primeiro momento.

Medeiros disse ainda que a falta de uma política de regularização fundiária também estimula a violência no campo.

De acordo com o senador, durante os governos do PT, nenhum título de propriedade de terra foi dado a qualquer família. E a falta de documentação impede o desenvolvimento e o crédito para a produção, acrescentou José Medeiros.

Por isso, não prospera o argumento de que, nos últimos treze anos, os menos favorecidos foram beneficiados com políticas públicas. Ao contrário, continuou Medeiros, afirmando que o PT na verdade estimulou a pobreza no campo, para depois se mostrar como defensor dos excluídos.

— Quando esse partido se arvora de defensor dos pobres, na verdade, há um equívoco. Na verdade, não é defensor dos pobres, é defensor da pobreza. Eles mantêm, ali, as pessoas na linha da sobrevivência, para ter sempre o controle e, óbvio, um curral de votos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)