É possível reverter atual situação política, diz Requião

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2017, 17h18

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou nesta segunda-feira (17), em Plenário, que a prática do caixa dois se tornou, para a maioria quase absoluta dos políticos brasileiros, um procedimento aceitável. Ele advertiu, no entanto, que o financiamento não declarado de campanhas eleitorais leva o parlamentar a se submeter aos interesses de quem financia a sua campanha.

— Grande parte dos políticos eleitos acabou se submetendo a essa distorção do sistema político, que é o financiamento paralelo de campanha eleitoral. É evidente que muitos o fizeram deliberadamente.

Requião defendeu a extensão das investigações para identificar casos de corrupção no Poder Judiciário. Ele afirmou que existem parlamentares com visão filosófica sólida e que resistem às pressões do sistema.

Na visão do senador, há profissionais com a mesma qualidade no Poder Judiciário, no Ministério Público e na Polícia Federal. O senador acredita que ainda é possível reverter a atual situação.

A questão ética é muito mais ampla que a questão colocada. Não se trata do PT, do PMDB, do PSDB, com o vizinho, o mineirinho, se trata de um processo sistêmico que destruiu a política brasileira por uma corrupção continuada e reversível. Isso é o mais importante, podemos reverter esse processo sim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)