Divulgação no Facebook faz downloads de livros do Senado chegarem a 113 mil

Da Redação | 07/04/2017, 10h47

A versão digital do livro História das Ideias Políticas do Brasil, de Nelson Nogueira Saldanha, publicado pelo Senado, registrou em 31 de março 45.909 downloads. O número é resultado de parceria do Conselho Editorial, Comitê Gestor de Internet, Biblioteca Digital e Livraria com o Núcleo de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação, que nos últimos doze meses publicou no Facebook e no Twitter posts sobre 22 livros disponíveis, que foram baixados gratuitamente 113.093 vezes até o final de março.

Para o diretor-executivo de Gestão do Senado, Marcio Tancredi, o perfil dos downloads mudou radicalmente após o trabalho de divulgação nas redes sociais.

— A gente tem percebido o quanto as mídias sociais têm conseguido abrir interesse sobre tesouros ocultos que o Senado tem. O universo de obras clássicas editadas pelo Conselho Editorial é relevante, representativa do pensamento brasileiro dos séculos 19 e 20, e muitas vezes o público não conhece.

Tancredi avalia que a maneira tradicional de o Senado expor os livros “é desgastada”. Por isso, diz, “essa nova vitrine tem feito uma diferença muito grande” na divulgação dos títulos. Segundo ele, as redes sociais têm o potencial de se transformarem no maior canal da Casa “em termos de exposição pública do Senado”.

O livro com o segundo maior número de downloads — 8.442 até o final de março — foi História da Civilização Brasileira, de Pedro Calmon, que fala desde a chegada dos portugueses ao Brasil até a Proclamação de República. Os posts sobre a obra feitos no Facebook alcançaram 570 mil pessoas.

Vice-presidente do Conselho Editorial, o professor Joaquim Campelo Marques apoia a iniciativa que garante uma divulgação maior das obras.

— Aplaudo irrestritamente, porque a gente amplia a presença [da livraria e do Senado], além da publicidade que se faz para as publicações — afirma o professor Campelo.

Qualidade

O primeiro post no Facebook, em março de 2016, mostrava uma lista de 18 obras históricas de direito civil e penal disponíveis para download gratuito, o que resultou em 48.476 cópias baixadas um ano depois. Houve posteriormente posts sobre livros específicos da lista. Até 31 de março último, quase 3 milhões de pessoas haviam sido alcançadas pelos posts.

Para o coordenador de Mídias Sociais, Moisés de Oliveira Nazário, o sucesso das em downloads das publicações demonstra a qualidade do trabalho realizado pela Coordenação de Edições Técnicas e do Conselho Editorial.

— O resultado mostra que existe um grande interesse do brasileiro por esse conteúdo — diz Moisés.

O coordenador de Edições Técnicas, Aloysio de Brito Vieira, ressalta o trabalho que o Senado vem fazendo ao publicar livros muitas vezes fora de catálogo mas que ainda interessam ao público.

— Temos uma equipe empenhada em melhorar a imagem institucional do Senado, mostrando que a instituição faz um trabalho social, técnico, de publicação de leis e de história. Com isso, a sociedade brasileira passa a ter acesso a esse conhecimento — avalia.

Aloysio Vieira lembra a importância de os downloads serem gratuitos, pois facilitam o acesso a obras por quem não pode ou não quer adquirir o exemplar físico do livro. Ainda assim, as publicações impressas são vendidas a preço de custo. As de caráter histórico, por exemplo, podem ser adquiridas entre R$ 10 e R$ 20 o exemplar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)