Comissão de Relações Exteriores debate efeitos do governo Trump

Da Redação | 07/04/2017, 18h26

A ordem mundial diante do governo Donald Trump nos Estados Unidos será tema do segundo painel do ciclo de debates promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na segunda-feira (10). O ciclo, que se intitula O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?, promove debates quinzenalmente às segundas-feiras, às 18h.

Para o segundo debate, os convidados são o ex-ministro Celso Lafer, o professor Creomar de Souza e o consultor legislativo Joanisval Gonçalves. A audiência, intitulada “O fim da Pax Americana? Donald Trump e a ordem internacional”, tratará, entre outros temas, da política externa norte-americana, do conflito entre intervencionismo e isolacionismo, das relações com a China e a Rússia e do combate ao terrorismo.

Na etapa anterior do ciclo de debates, realizada em 27 de março, os convidados chamaram atenção para a crescente resistência ao aprofundamento da globalização nos últimos anos, expressa em eventos como a vitória de Trump nos Estados Unidos, a saída do Reino Unido da União Europeia e o crescimento de movimentos nacionalistas em vários países.

O debate será interativo, ou seja, a população poderá participar com observações e perguntas aos palestrantes por meio do portal e-Cidadania. A reunião será feita na sala 7 da ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)