Reguffe pede isenção de impostos para medicamentos

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/04/2017, 16h59

O senador Reguffe (sem partido-DF) considerou inaceitável a atitude do governo de autorizar um aumento no preço dos medicamentos. Em seu ponto de vista, o Brasil faria melhor se eliminasse os impostos sobre os remédios. Ele citou Inglaterra, Canadá e Colômbia como exemplos de países em que não há tributos sobre medicamentos e sugeriu como compensação o aumento dos impostos sobre produtos supérfluos.

— Se há problemas de caixa, aumentemos em outras áreas, mas não com remédio. Não se pode cobrar impostos sobre algo que ninguém compra porque quer, e sim porque precisa para sua saúde, e sim porque precisa para viver.

O senador pelo Distrito Federal lamentou que, do preço do medicamento no Brasil, 35% correspondam a impostos, sendo que, para remédios de uso veterinário, a alíquota é bem inferior. Reguffe pediu apoio à proposta de emenda à Constituição que torna imunes à tributação os medicamentos de uso humano, mas sublinhou que o presidente Michel Temer pode agilizar esse processo cortando os impostos dos remédios desde já.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)