Eduardo Amorim registra comemoração do Dia Mundial da Água

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2017, 16h52

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) registrou a comemoração, nesta quarta-feira (22), do Dia Nacional e do Dia Mundial da Água. Neste ano, a data será lembrada no Brasil com ama reflexão sobre a água residual, que deve ser descartada adequadamente após os seus mais diversos usos, por meio do tratamento do esgoto, com o objetivo de evitar que impurezas sejam lançadas nos rios, lagos e mares.

Por isso, na opinião do  senador, o grande desafio atual é fazer com que haja a universalização da coleta e do tratamento do esgoto, especialmente nas regiões mais pobres, onde o acesso da população a esse serviço é menor.

- Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6 por cento da população têm acesso à coleta do esgoto, sendo que deste efluente coletado, menos de 40 por cento passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado no meio ambiente - disse o senador.

Eduardo Amorim aproveitou para criticar a ideia de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso, anunciada pelo governo do estado. Segundo ele, a empresa não é deficitária e precisa apenas de uma reestruturação para que seus recursos sejam aplicados adequadamente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)