José Pimentel aponta atraso nas obras de transposição do São Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2017, 17h40

Em pronunciamento em plenário nesta terça-feira (14), o senador José Pimentel (PT-CE) afirmou que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, que recebeu críticas e resistências no início, agora sofre uma “disputa de paternidade” política por parte dos governos anteriores comandados pelo PT e pelo governo atual.

O senador também destacou que a recente inauguração do Eixo Leste já está beneficiando os estados da Paraíba e de Pernambuco, mas lembrou que o Eixo Norte, que liga as bacias de Cabrobó, em Pernambuco e Jati, no Ceará, está paralisado. Segundo Pimentel, o governo incluiu esta etapa da transposição em um processo de licitação internacional, mas a empresa vencedora foi desclassificada, retardando a conclusão das obras.

Para Pimentel, a chegada das águas da transposição em regiões metropolitanas de Fortaleza, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte, beneficiará agricultores familiares e pequenos produtores, ajudando a reduzir o êxodo rural nestas regiões.

— Esse sistema, é preciso também registrar, permitirá uma convivência mais tranquila entre a seca e a nossa realidade — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)