Jorge Viana pede fim da cobrança pelo despacho de bagagens

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2017, 16h21

O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu aos líderes partidários e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, que intervenham junto à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac - para suspender a medida que permite às companhias aéreas cobrar um valor extra para o despacho de malas, a partir de 14 de março.

Ele lembrou que o Senado aprovou no ano passado uma proposta do senador Humberto Costa (PT-PE) para sustar a deliberação da Anac, mas esse projeto está parado na Câmara dos Deputados.

Jorge Viana alertou que os brasileiros pagam as passagens aéreas mais caras do mundo e os valores para o transporte de bagagens já divulgados pelas empresas de aviação também são muito elevados. Segundo o senador, nos voos domésticos da Latam, a cobrança pode chegar a duzentos reais por bagagem.

O senador sugeriu uma alternativa à cobrança extra. Para Jorge Viana, ao invés de valer para todo o país imediatamente, uma experiência poderia começar em voos curtos, como os de ponte aérea.

— Funciona na Europa? Funciona em voos curtos, mas num país continental como o nosso é aumento no preço da passagem aérea, disfarçado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)