Observatório da Mulher divulga nota sobre chacina de Campinas

Da Redação | 06/01/2017, 11h09

O Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal, divulgou nota sobre a chacina ocorrida em Campinas, no réveillon, em que um homem matou 12 pessoas, incluindo a ex-esposa e o filho. Em cartas direcionadas a amigos, o assassino faz uso reiterado do termo "vadias" para se referir a mulheres. Das 12 vítimas, nove eram mulheres.

Veja a nota:

 

"O Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) repudia a chacina feminicida ocorrida em Campinas, na noite de réveillon, que resultou no assassinato de doze pessoas, sendo nove mulheres. O caso serve para chamar ainda mais a atenção para o grave problema da violência de gênero. Infelizmente, ainda que emblemático, o terror ocorrido em Campinas está longe de ser um caso isolado. Dados da ONU apontam que 38% de todas as mulheres assassinadas no mundo são mortas por parceiros ou ex-parceiros. No Brasil, existe um feminicídio a cada 90 minutos, de acordo com o IPEA, fazendo do nosso país o quinto mais violento nesse quesito, de acordo com o Mapa da Violência 2015.

O feminicídio não é resultado de psicopatia, nem está resumido a um indivíduo monstruoso – é, ao contrário, fruto de uma cultura machista e opressora, que sob diversas formas desvaloriza e desumaniza as mulheres, transformando as mortes em espetáculos midiáticos e culpando as mulheres pela sua própria morte.

Vale ressaltar que Isamara Filier, ex-esposa do feminicida, registrou cinco boletins de ocorrências contra o assassino ao longo de dez anos, o que aponta para a necessidade de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e de aplicação efetiva da Lei Maria da Penha.

Nesse sentido, o OMV vem se unir à indignação coletiva gerada pela chacina, mas vai além, reafirmando o seu compromisso de atuar pelo aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, visando ao asseguramento do direito básico das mulheres a uma vida livre de violência."

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)