João Capiberibe pede o cumprimento dos acordos assumidos na COP 22

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/12/2016, 19h08

Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador João Capiberibe (PSB-AP), afirmou que a 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), realizada em novembro deste ano, em Marrakech, no Marrocos, está sendo tratada como o pontapé inicial para estabelecer as regras que são fruto das obrigações assumidas no Acordo de Paris, durante a COP 21.

O senador acredita que, no caso do Brasil, as metas aceitas são ousadas e necessárias. Porém, ressalta que são difíceis de serem executadas caso não haja uma mudança de comportamento do Governo Federal, das empresas e da sociedade em geral.

Capiberibe lembrou que na ocasião foi feito o lançamento da Plataforma para o Biofuturo, iniciativa brasileira em parceira com mais 19 países, que vai ajudar a descarbonizar o transporte e a indústria, por meio da promoção dos combustíveis avançados de baixo carbono e outras soluções de bioeconomia.

O senador pediu ao governo federal faça uma campanha esclarecedora sobre as decisões tomadas na COP 21 e na COP 22, disponibilizando inclusive as informações na internet, para que a população possa ter acesso a esses dados e cobrar os resultados das autoridades.

— Hoje em dia, nada pode ser feito sem a participação da sociedade, que, além de fazer a sua parte para contribuir com a melhoria das condições climáticas, precisa cobrar dos nossos governantes que as metas estabelecidas sejam cumpridas. E, para que a população cobre essas atitudes e participe ativamente, é preciso dar transparência aos acordos e às medidas que estão sendo firmadas — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)