Acsa Mendes de Albuquerque

Feminino
2016
Terceiro colocado nacional
Primeiro colocado estadual
Macaparana
Pernambuco

Uma frase que gosta: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.” Charles Chaplin

 

Meu perfil...

Acsa Mendes conquistou de uma só vez duas grandes vitórias em 2016, a vaga de Jovem Senadora do Estado de Pernambuco e a classificação de sua redação como o terceiro melhor texto da etapa nacional do projeto. Para o futuro, seu projeto começa com a conclusão do Ensino Médio e a aprovação em uma Universidade Pública para o curso de Medicina.

Sobre a participação política dos jovens na sociedade, acredita que precisa ser mais efetiva: “Os jovens devem, primeiramente, ter acesso ao conhecimento político. Este deve ser disponibilizado tanto pelo Governo quanto deve ser buscado pelos próprios jovens, que devem sempre contar com o incentivo e apoio de seus professores. Além disso, é necessário que haja uma organização desse grupo para possam promover ações expressivas que façam com que sua voz seja ouvida e considerada”.

Sua figura pública de destaque é Martin Luther King. “Foi um grande exemplo de superação e altruísmo. Ele teve ousadia suficiente para lutar pelo que acreditava e, assim, conseguiu mudar a vida de milhões de pessoas”.

Em suas horas livres, Acsa costuma ler, assistir filmes e séries e praticar alguma atividade física. Ela gosta de basquete e já participou, inclusive, dos Jogos Escolares de Macaparana. Seu livro favorito é “Nunca desista de seus sonhos”, de Augusto Cury. Os gêneros musicais preferidos são bem distintos: Pop Internacional, gospel, MPB e música clássica.

Ao conhecer o Projeto pelo seu professor de português, Daniel Ferreira de Lima, Acsa decidiu participar do Jovem Senador pelo interesse de poder vir a Brasília, discutir temas de relevância para o país e buscar soluções. Foi a primeira vez que seu colégio participou da iniciativa e a notícia foi celebrada por todos da família, amigos e professores. “Meu pai ficou especialmente feliz, pois sabia do meu desejo de ser classificada no concurso e me incentivou bastante”. “Sabia que tinha feito um bom trabalho, mas também que minha redação estava competindo com muitas outras. Então, quando recebi a ligação que me informou do resultado fiquei extremamente feliz. Fui imediatamente procurar meu professor orientador Daniel para dar a notícia da nossa conquista”.

Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania
não
Dados Pessoais do Aluno
não
(81) 996045397 (Celular)
acsamendes99@gmail.com (Pessoal)
099.098.584-95
8683810
55865-000
Rua José Gomes de Araújo Sobrinho,17
Distrito Industrial
Macaparana
PE
1999-08-01
Lucineide Arapujo Mendes de Albuquerque
Paulo Fernando Mendes Albuquerque
3387573
68487444415
Paulo Fernando Mendes Albuquerque
3387573
68487444415
Ensino Regular
3° Ano
Interior
Professor Orientador
Daniel Ferreira de Lima

Minha vida profissional

Com mais de 14 anos de sala de aula, o professor orientador Daniel Ferreira participou pela primeira vez do Jovem Senador e já conseguiu classificar sua aluna Acsa Mendes com a melhor redação do Estado. “Foi muito gratificante. Pois, pude provar pra mim mesmo, e para muitas outras pessoas que é possível participar de um concurso de nível nacional e poder (lógico que com esforço, dedicação, leitura, pesquisa, debate, etc.) chegar a uma colocação satisfatória”.

Na Escola Professora Benedita de Morais Guerra, o professor Daniel é coordenador de um Café Filosófico. Além disso, é o Organizador de “aulões comunitários" nas cidades de São Vicente Férrer/PE e Macaparana/PE, sempre procurando auxiliar os jovens e acreditando na Educação como a melhor ferramenta de formação cidadã.

Mesmo com pouco tempo, o professor Daniel auxiliou todos os alunos na produção das redações com o tema da Edição de 2016 “Esporte: educação e inclusão”, apoiando com a indicação de sites, textos para consulta e outras fontes. Contou também com a ajuda de outras professoras que participaram da seleção da melhor redação da escola.

Para o professor Daniel, “o Projeto gerou reflexões, estimulou pesquisa, debates, aperfeiçoou a escrita, a oratória etc.”. Dessa forma, contribuiu para a formação de seus alunos e a interação entre os estudantes. Com o resultado da seleção de Acsa, a escola era só surpresa e alegria: “Me senti gratificado... Pois, eu estava contribuindo para o protagonismo juvenil de uma de minhas alunas. Acredito que no próximo ano teremos a cidade inteira participando do Jovem Senador”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Participar de algum evento de natureza qualquer não implica necessariamente na vitória, mas, os que conseguem se tornar vencedores em qualquer competição precisam se permitir pelo menos participar dos eventos”.

55860-000
Rua João Lino ,10
Padre Nazareno
São Vicente Férrer
PE
(81) 999788660 (Celular)
prof_danielhistoria@hotmail.com (Pessoal)
não
5202151
022.171.994-63
Professor Representante
Sem imagem
Escola
Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra
Macaparana
Pernambuco
55865-000
Av José Inácio de Andrade,
Novo Macapazinho
Macaparana
PE
(81) 36392930
Laudicea Farias da Silva
48595462453
3078584
(81) 997791652 (Celular)
Depoimentos
Comitiva